terça-feira, 2 de julho de 2013

AMOR, COZINHA e Aletria!




"Cozinhar é verdadeiramente um ato de amor. Você sempre se comunica através do que cozinha. Não se pode cozinhar com indiferença, caso contrário, a comida não vai sair direito. Cozinhe com amor. Sente-se em torno da mesa e compartilhe a comida com os seus filhos e a sua família. É muito, muito importante."(Chef Jacques Pépin/Wisdom, pg 148/Andrew Zuckerman)

A cozinha é mesmo um lugar especial. Na cozinha acontece o preparo da comida pras reuniões de família, pras comemorações... acontecem as conversas, durante as refeições. Eu me lembro das comidinhas da minha mãe, das nossas risadas! Tão bom.

E recentemente, durante uma das nossas conversas, ela me disse: "Você precisa organizar a sua agenda de telefones e as receitas." Então, aqui está a primeira página do meu diário de anotações sendo escrita... Escolhi a receita de Aletria porque é a minha favorita! (Minha mãe costumava fazer pro Natal, mas é a minha preferida em qualquer ocasião! A questão é a balança... rsrsrs.)



ALETRIA:

Ingredientes:
1 saco de macarrão NINHO (aquele mais fino de todos, em formato de "ninho");
utilize 8 ninhos ligeiramente quebrados
1 litro de leite
2 colheres de sopa rasas de açucar
50g de coco ralado desidratado
200ml de leite de coco
1 lata ou caixinha de leite condensado
canela em pó
pitada de sal


Trouxinha de temperos:
(A trouxinha de temperos, assim como o coco ralado, é opcional.
NÃO ESQUEÇA de retirá-la quando a Aletria estiver pronta.)

2 paus de canela
8 cravos da India
1 colher de sobremesa de erva-doce


Preparo:
Coloque o leite para ferver numa panela com a trouxinha de temperos, açucar e pitada de sal.
Quando estiver morno, coloque os ninhos quebrados e mexa de vez em quando para soltar
o macarrão, em fogo baixo. Ao começar a fervura, sempre em fogo baixo, adicione o leite de coco, leite condensado, coco ralado e vá mexendo devagar por cerca de 10 minutos ou até o macarrão cozinhar. Retire a trouxinha de temperos. Coloque numa vasilha. Espalhe a canela em pó a gosto. Deixe gelar e sirva.

Tempo de preparo: 15/20 minutos
Porções: 8/10 porções


Adoro!


(post programado)

7 comentários:

  1. É muito bom mesmo esse doce! Lindo post,mostrando bem! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Etienne, cozinhar com amor é o segredo de todo bom prato! Adorei este doce! Esse macarrãozinho é mt versátil, dá até pra empanar salgadinhos, adoro!
    Bjs
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  3. Rápido, fácil e delicioso!Cozinhar é mesmo uma arte e tem que gostar!bjs,

    ResponderExcluir
  4. Adoro receitinhas rápidas! Para mim que sou um desastre na cozinha, receitas assim são minha salvação.
    Bjs,

    www.garimpus.com

    ResponderExcluir
  5. Isso é doce? Tem cara de torta kkk mas como é feito de macarrão fiquei na dúvida. mas que tá bonito tá! Ah, eu vi uma BC sua no blog da Karina sobre cidades, não sei se vc pensou nisso, mas seria legal se vc fizesse um livro dessa BC. A Sheila do Cozinha de Mulher sabe como publicar.

    ResponderExcluir
  6. Hummmm
    posso até sentir o sabor.
    Interessante.
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Que delícia!!!
    Um beijinho carinhoso de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir