segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NOSSOS MOMENTOS: APRENDENDO JUNTOS!



Então! Como vocês provavelmente já sabem, meu filho é bilíngue. Eu falo com ele em Português desde que ele nasceu e ele entende o idioma perfeitamente.

Respostas, no entanto... Na maioria das vezes ele me escuta dizer algo em Português e responde em Inglês - pela convivência com as outras pessoas que não falam o Português. Outras vezes, sai um pouco dos dois, misturado. Às vezes a palavra sai com um som meio diferente, mas não é claro pra mim se é algo natural, de criança que está aprendendo a Língua... ou se é porque ele está aprendendo um segundo idioma. Estamos aprendendo juntos! E, ao mesmo tempo, eu o ajudo a reconhecer palavras e tempos verbais em Inglês.

Eu deixo ele aprender as duas Línguas no ritmo dele. Meu objetivo é conseguir fazer com que ele entenda que aprender Português é importante. Para que ele possa se comunicar, sem se sentir excluído. Para que ele possa experimentar tudo EM PRIMEIRA MÃO.

E a novidade dos últimos dias é que ele tem me respondido usando mais e mais palavras em Português! (E, cada vez que acontece, me traz um sorriso!) Agora, além de 'Mommy' e 'My Mommy', quando eu digo "Boa noite, filho.", ele me responde "Boa Noite, Mamãe." Tão lindo. E quando eu pergunto "Achou, filho?", ele diz "Achei!", seguindo a gramática direitinho.

"Filho, mamãe sempre fala com você em Português. Sabe por quê? Porque é importante. Importante pra você poder se comunicar com a vovó, com toda a nossa família e com todos os que estão no Brasil - e para que eles possam se comunicar com você. Lembra quando a gente esteve no Rio? Mamãe ficou tão feliz em ver você interagindo com todo mundo, entendendo tudo!

Obrigada por me ajudar a ensiná-lo a importância de você ser bilíngue. Pra que você possa conhecer pessoas, ouvir as histórias, participar... POR SI MESMO. Ter as suas próprias impressões. É algo seu, por direito. 
É importante que eu lhe ensine e que você aprenda. É importante que eu explique e que você entenda.

Sigamos juntos, aprendendo! Obrigada, filho. Te amo. Sua mãe."


***
Este post faz parte da Blogagem Coletiva do Recanto das Mamães Blogueiras.
Para ler o post dos demais participantes, por favor, clique aqui.




16 comentários:

  1. Puxa.... que lição! Eu aprendi com seus momentos.... Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea! Também li o seu post. Tão simples e tão bonito. Bjs, Etienne.

      Excluir
  2. Etienne, amei sua mensagem para o seu filho! Com certeza ele está se esforçando neste aprendizado do Português... deve ser maravilhoso ver o desenvolvimento dele dia após dia!
    Um beijo grande para vocês!
    Lauri
    *também participando da BC: http://pitacosdamae.blogspot.com.br/2013/02/nossos-momentos-4.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lauri! Obrigada pela visita. Adorei o Super Dani! Aqui em casa também tem foguete, feito de copinho... Melhoras! Bjs, Etienne.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Liene! Muito obrigada pela sua participação aqui no blog. Li seu post. Fofas as fantasias! E que bom que eles aproveitaram o carnaval! Bjs, Etienne.

      Excluir
  4. Ai Etienne, que lindo ver ele aprendendo assim! Tenho 4 priminhos nos EUA e eles não falam nenhuma palavra em Português, quando veem para o Brasil eu percebo a dificuldade dos familiares para se comunicarem com eles. É muito legal ver vc tendo esse cuidado e esse carinho! Beijos! Jeise

    http://descobertasmae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeise! Obrigada pela visita e pelo comentário. Adorei o seu post! Li com um sorriso no rosto... Contato com a natureza é algo tão maravilhoso! Bjs, Etienne.

      Excluir
  5. Que legal! Adorei seu blog.

    Tb participamos. Bjs

    http://www.matheusmeucoracao.com/2013/02/bc-nossos-momentos-8.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta! Muito obrigada pela sua participação aqui no blog. O Matheus é muito fofo! Parabéns. Quis postar um comentário no seu blog, mas não apareceu a opção pra mim. Bjs, Etienne.

      Excluir
  6. As crianças aprendem muito rápido! Trabalho em uma creche bilingue e é muito lindo ver os bebês aprendendo Inglês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Obrigada pela visita e pelo comentário. Li seu post também! Bjs, Etienne.

      Excluir
  7. Minha muito querida irma ... Que legal o seu blog. Por aqui o tempo anda tao corrido, tantas coisas ... Depois escrevo por email. Mas to orgulhosa por demais de vc !!! Sei q fui relapsa de so aparecer agora, mas ... O tempo! Escolhi este post pra comentar vc sabe bem o por que. Embora a linguagem do amor seja universal, e nos vimos isso com nossos pequenos, foi muito legal ver o Michael entendendo absolutamente tudo! E com fechamento de ouro quando ele te apontou e disse -"Vc e' meu amor!". Inesquecivel! Parabens pela sensibilidade de sempre! Bjs, sua irma q muito te ama, Tati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatí, minha irmã, obrigada pelo comentário. Me deixou tão feliz! Eu te amo tanto! Abraço no seu coração.

      Excluir
  8. Olá,
    Não apenas é importante ser bilingue pela aprendizagem, mas pq isto ajuda a diminuir estranhezas culturais, o prejulgamento do que é diferente. Tenho experimentado a delícia de ser mãe há 16 meses. Aqui eu digo q o Miguel será bi sotaque: o luso e o brasileiro.
    Linda sexta feira!
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci lusitanos por aqui. Eles falaram que as novelas brasileiras não são dubladas... não sabia! Bjs.

      Excluir